-->
Pin It button on image hover

25 de setembro de 2014

IDADES ENTRE 12 A 24 MESES

IDADES ENTRE 12 A 24 MESES
Atividades Montessori para idades compreendidas entre 12 a 24 Meses

Ambiente Montessori
As crianças no final desta fase estão mais móveis e já são capazes de caminhar com estabilidade.
A criança nesta idade será capaz de fazer mais coisas com as mãos que estão agora livres.
É também muito importante certificar-se de que objetos pontiagudos estão fora do alcance da criança. Nestas as idades estas gostam de desafiar as suas habilidades motoras.
Maria Montessori identificou os seguintes impulsos essenciais do desenvolvimento para as idades de 1 a 2 anos:

• Coordenação e controle de movimentos; 
• Aquisição e desenvolvimento da linguagem; 
• Internalização de um sentido lógico de ordem

O ambiente ao ar livre é um beneficio para a criança. Os pais podem nestas idades criar situações em que as crianças tenham que subir de forma independente ou simplesmente orientá-los. Neste ambiente ao ar livre devem permitir que as crianças subam ou permitir que corram numa curta distância em terrenos com poucas oscilações. Permitir que a criança suba por ela mesma tendo em mente que os tropeções e as pequenas quedas fazem parte do crescimento e da aprendizagem. O mais importante é que a criança possa fazer a atividade sozinha superando por si mesma as dificuldades.
Nesta fase pode também comprar uma mesa e cadeira para o tamanho  da criança onde esta poderá lanchar, fazer atividades, etc

Materiais Montessori
Os puzzles são ótimos para estas idades, mas deve sempre ter-se em atenção que não devem ser muito difíceis de realizar, puzzles de 2 a 4 peças são o ideal. Não devem ser dadas à crianças atividades muito difíceis de realizar. Deve sim ser lhes dadas coisas que elam possam realizar com algumas tentativas/ algum esforço mas que as consigam finalizar.
Peças de encaixe com tamanhos diferentes que precisam ser colocados sobre uma base de acordo com o tamanho. Por exemplo os cilindros knobless que podem encontrar aqui:

Os cubos de madeira com diferentes tamanhos. No início, as crianças só vão gostar de ver o adulto construí-los e derrubá-los. Mas ao longo do tempo vão por si entendendo a diferença entre cada um e o que podem fazer com eles ao nível da criatividade. Por exemplo a torre rosa que podem encontrar aqui:

Atividades de motricidade fina, tais como verter água ou usar pinças.
Artes e ofícios para ensinar habilidades específicas, incluindo tesouras, tintas, lápis de cera, cola e papel. A criança nesta fase adora inserir coisas noutras coisas.
Como a criança tem mais liberdade para usar as mãos pode dar-se à criança atividades com velcros, fechos entre outros.

Linguagem
Nesta fase, as crianças estão a aprender a comunicar. Elas podem dizer a sua primeira palavra intencional em 12 meses. É importante incentivar este desenvolvimento, falar constantemente sobre as coisas ao seu redor, informa-las dos seus nomes e para que servem.
Podemos utilizar livros, cantar fazer rimas para incentivar o vocabulário da criança. Converse com ela devagar e claramente o que lhe permitirá à criança ouvir cada som que emitiu.
Para incentivar a linguagem deve-se dar à criança uma razão para se comunicar, e muitas vezes a primeira pode ir ao encontro das suas necessidades / alimentos. Nem sempre deve dar ao seu filho algo quando ele aponta e se lamenta. Deve primeiramente dizer o nome do que a criança quer antes de a dar, pois posteriormente, ela irá saber o nome que deve usar  e a palavra correta para ele. Assim, a criança aprende que há um nome para cada objeto. Pode começar a apontar para as coisas e esperar por uma resposta do adulto, para que posteriormente saiba qual os seus nomes.
Os temas favoritos que as crianças têm nesta idade são os animais e os sons que eles fazem, alimentos, partes do corpo, e transporte. Deve para além do nome de cada coisa descreve-la. Por exemplo: Não é apenas uma flor, mas é uma rosa vermelha. Quanto mais cedo se expuser a criança ao vocabulário, mais fácil será para ela absorver esse tipo de linguagem.
Este é também um bom momento para ensinar os seus filhos boas maneiras, dizendo "por favor" e "obrigado" quando apropriado.

Montessori “Lição em 3 tempos”


Maria Montessori utilizava um método para ensinar o vocabulário às crianças - “A lição em 3 tempos”. Este atividade deve ser feita com objetos reais, por exemplo tem 3 tipos de frutas da estação, legumes, roupas ou utensílios. Podem utilizar-se objetos realistas (miniaturas de animais) que podem ser encontrados em qualquer loja de brinquedos ou imagens reais. Utilize um tapete no chão para expor os objetos, ou pode sentar-se com a criança na sua mesa. Deve colocar os objetos numa bandeja ou cesta.
1º tempo: é a introdução do objeto. Mostrar o objeto à criança e dizer: "Este é um (nome do objeto)". Em seguida, coloque-o sobre o tapete ou deixe que a criança o toque ou mesmo o cheire, se possível, em seguida, repita o nome do objeto. Repita o processo com os outros objetos. Ao permitir que a criança sinta e cheire o objeto faz com que esta tenha uma lembrança mais concreta do objeto.
2ºtempo: é pedir à criança para apontar para o objeto que você nomeou: " Pode apontar para o (nome do objeto)" Em seguida, mova o objeto para outro lugar assim que a criança se lembre do nome, e não onde este está colocado. Pode pedir à criança para mover os objetos para locais diferentes. Esta atividade pode aumentar o grau de dificuldade quando colocar os objetos fora do tapete para outro local, pode-se assim introduzir novo vocabulário ao incorporar palavras como 'primeiro', 'à frente', 'a trás', 'dentro', 'fora'", etc
3º tempo: é pedir à criança para nomear o objeto quando se apontar para ele. Isto é feito principalmente com crianças mais velhas que podem falar fluentemente.
O número de objetos pode ser aumentado de acordo com o desafio que seu filho precisa.

Materiais para download:







Bom trabalho:)

Se gostou partilhe 
  Obrigado!

0 comentários: