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14 de abril de 2014

OS SEIS PILARES MONTESSORI

OS SEIS PILARES MONTESSORI
QUAIS OS TRÊS PILARES TEÓRICOS MONTESSORI?

A teoria Montessori é construída a partir de três pilares: Autoeducação, Educação Cósmica e Educação como Ciência.
O que é a autoeducação?
A autoeducação é o principio que tem por base a educação autónoma da criança num ambiente preparado com materiais colocados corretamente e áreas do conhecimento descriminadas com lições objetivas, simples e sucintas em que o professor preparado pouco interfere no processo de aprendizagem permitindo que a criança aprenda sozinha.
O que é a educação cósmica?

A educação cósmica tem por base a interligação dos seres vivos e seres não vivos e a sua interdependência.
Fazer com que a criança sinta e perceba a interconexão  do cosmos por meio de atividades preparadas permite a construção de um sistema organizado de conhecimento.
A ideia de educação cósmica é oposta à educação caótica.
Dentro de um conhecimento organizado é possível agir. A ideia de ordem no Cosmos, dentro da qual a ação é possível permite à criança uma sensação de mundo e tempo organizado - a ideia do todo. A educação cósmica pressupõe que o ser humano tenha como papel no cosmos compreender a natureza por meio da não interferência ou melhorar contribuindo para o avanço do ser humano na terra, sem que a natureza fosse destruída introduzindo o conceito de ecologia.
O que é a educação como ciência?
A ciência é explorada ao máximo através dos seus conteúdos e da forma como é ensinada, derivando duas características fundamentais do método Montessori: a observação cientifica e a forma de ensinar.
A observação cientifica pressupõe como tarefa principal do professor entender como o desenvolvimento da criança se dá e como ele pode auxiliar nesse processo da forma mais natural possível.
O professor tem também como tarefa apresentar o material, de uma forma rápida, simples e objectiva. Num primeiro momento apresenta o material à criança, num segundo momento ensina como utilizar e explorar o material e num terceiro momento afasta-se e observa. Aqui o professor não interfere ou interfere o mínimo, só assim é possível analisar de forma cientifica como a criança se desenvolve, como ela aprende e qual a melhor forma de a auxiliar no processo de aprendizagem.
É com a apresentação objetiva e a observação cientifica que se verifica o processo do método cientifico em aula, sendo por isso Montessori uma pedagogia cientifica.

QUAIS OS TRÊS PILARES PRÁTICOS MONTESSORI?
A prática Montessori é construída a partir de três pilares: Adulto preparado, Ambiente preparado e a Criança equilibrada.
O que é adulto preparado?
O adulto preparado é aquele que conhece como a criança se desenvolve, qual o ambiente em que ela se desenvolverá e conhece-se muito bem a si mesmo.
Conhecer-se é a principal dificuldade de ser uma adulto preparado. 
A preparação do adulto é científica mas também espiritual. Este deve saber como a criança se desenvolve e admirar as possibilidades de desenvolvimento da criança por meio das quais aquela constrói a humanidade futura.
Para além de um conhecimento interno o adulto preparado pressupõe ter um conhecimento científico. É necessário que este conheça as fases de desenvolvimento da criança e observe atentamente este desenvolvimento.
Esta observação deve ser feita através de um diário de observação sobre a criança e um diário de observação sobre si mesmo o que permite compreender em que estágio de desenvolvimento se encontra a criança e uma reflexão sobre si mesmo numa busca constante de aperfeiçoamento. 
O que é o ambiente preparado?
Tal como numa experimentação cientifica é necessário que exista um ambiente preparado, para isso são três as características que o ambiente deve ter que auxilia a criança no seu processo de aprendizagem.
A primeira característica está relacionada com um ambiente onde apenas estão os materiais necessários a serem utilizados pela criança. Retirando aquilo que não é utilizado   deixando apenas o estritamente necessário.
A segunda característica é a posição dos materiais. Estes devem estar ao alcance da criança para que esta os possa utilizar. Mesmo que os materiais estejam fora do alcance da criança deve-se proporcionar o alcance através de um banco de apoio que seja estável e seguro através do qual a criança chega aos materiais que lhe são estritamente necessários.
Por fim a ultima característica de um ambiente preparado tem a ver com a ordem. Inicialmente a criança observa o mundo como um verdadeiro caos, é necessário tornar este caos cósmico. Criar um ambiente organizado que facilita à criança compreender com pouca ajuda.
O que é a criança equilibrada?
Para o desenvolvimento feliz e pleno das crianças, a Dra. Maria Montessori recomenda um ambiente preparado no qual a criança, com pouca intervenção do adulto, possa viver sua vida de acordo com as leis do seu próprio desenvolvimento. 

Montessori considera a criança um "embrião espiritual", que desde o nascimento possui além de vida física, vida psíquica. Montessori acredita que todas as criança nascem com sensibilidade e potencialidade que necessitam ser estimuladas adequadamente através de um ambiente preparado, facilitando atividades espontâneas, concentradas, autocorretivas, contribuindo assim para a liberdade, independência e desenvolvimento intelectual das crianças. Para Montessori cada estágio de desenvolvimento da criança tem uma coisa em comum: períodos sensíveis, ou momentos particulares quando a criança é atraída a certas atividades a fim de que o desenvolvimento específico ocorra. 
É assim necessário estarmos atentos a estes períodos para que possamos auxiliar a criança nesse desenvolvimento.


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