-->
Pin It button on image hover

10 de abril de 2014

MONTESSORI E OS INOVADORES CRIATIVOS

MONTESSORI E OS INOVADORES CRIATIVOS

"PODEMOS MUDAR A MANEIRA DE COMO NOS ENSINAM A PENSAR."
Peter Sims


O empreendedor, autor e consultor Peter Sims no seu artigo "The Montessori Mafia", publicado no The Wall Street Journal em Abril de 2011, refere que as grandes ideias surgem após um trabalho sistemático e rigoroso de observação e descoberta.

Peter Sims faz referência a uma pesquisa realizada pelos professores Hal Gregerson do Insead e Jeffrey Dyer da Brigham Young University que teve como base um estudo que investigou a maneira de pensar das pessoas criativas do mundo empresarial. Este estudo envolveu mais de 3000 executivos, entre os quais Steve Jobs, Jeff Bezos e A.G Lafley.

O estudo revela que existe um conjunto de capacidades que distingue os inovadores, entre as quais as de experimentar, observar, questionar e estabelecer redes com as mais diversas pessoas. Por de trás delas estão uma enorme curiosidade e uma inclinação constante para a aprendizagem, a pesquisa e a observação do mundo, sendo que essas caraterísticas  podem ser desenvolvidas por qualquer um.

A pesquisa revela também que muitos dos inovadores do seu estudo frequentaram escolas montessori, pelo menos nos seus primeiros anos de vida. Algumas destas figuras públicas são os fundadores da Google, Larry Page e Sergei Brin; o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales; da Amazon, Jeff Bezos e o inventor do videojogos Will Wright.  

Petter Sims associa estes inovadores criativos ao ambiente montessori onde tiveram a liberdade para explorar e perseguir as suas paixões.
Numa entrevista, em 2004, com a jornalista norte americana Barbara Walters, os cofundadores da Google afirmaram que  a sua educação Montessori influenciou em muito o seu sucesso. Também Jeff Bezos, fundador da Amazon e aluno montessori, atribui a sua capacidade de desafiar-se ao ambiente montessoriano.

A pesquisa conclui que o método montessori favorece a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, que estimula a criança e favorece a formação de adultos inovadores.

Para mais informações leia o artigo "Mafia Montessori" aqui

Veja o video "Google Founders Talk Montessori" aqui!



 Se gostou partilhe 
 Obrigado! 

0 comentários: