-->
Pin It button on image hover

8 de abril de 2014

MONTESSORI E FAMILIA

MONTESSORI E FAMILIA

QUAL A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA MONTESSORI?

A família é base da sociedade. Segundo Maria Montessori "A família é considerada parte integrante do desenvolvimento do indivíduo".  
Montessori afirmava que "a educação começa desde o berço e que os pais são os principais mediadores dessa educação", nesse sentido cabe aos pais um papel fundamental na educação dos filhos.

Os pais são os primeiros educadores e apesar das famílias de hoje não serem aquelas em que Maria Montessori baseou as suas teorias a principal função dos pais manteve-se amar os filhos, protege-los nutri-los fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

A educação Montessoriana consiste em desenvolver na criança uma personalidade independente, equilibrada e responsável, tornando-a capaz de interagir com o mundo que a circunda, neste processo os pais têm o papel de as preparar para a vida, de ensina-las a serem capazes, de levá-las a ser autónomas e seguras de si mesmas.

Caminhar lado a lado na educação da criança pressupõe criar ferramentas que facilitem a sua aprendizagem num ambiente preparado.

A aplicação do método Montessori pressupõe um estreito relacionamento com os pais das crianças, uma vez que só a prática dos princípios montessorianos, que concretiza uma ordem de valores, pode garantir a aquisição de hábitos de vida que beneficiarão a própria natureza da criança.

 Se gostou partilhe 
 Obrigado! 


0 comentários: