-->
Pin It button on image hover

7 de abril de 2014

MARIA MONTESSORI

MARIA MONTESSORI

QUEM FOI MARIA MONTESSORI?

Maria Montessori foi uma educadora italiana que nasceu em 1870 na cidade de Chiaravalle e morreu em 1952.

Foi a primeira mulher doutorada em medicina em Itália em 1896, na Universidade de Roma. Foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. 

Foi uma pedagoga que renovou o ensino, desenvolvendo um método que ficou mundialmente conhecido como método Montessori.

Este método foi aplicado, inicialmente, nas escolas primárias italianas e posteriormente foi difundido pelo mundo. O método aplicado especialmente Às crianças do pré escolar, é baseado no estimulo da iniciativa e capacidade de resposta da criança, através do uso de material didático especialmente concebido para o efeito. O método propõe uma diversidade de tarefas e a máxima liberdade possível."Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições".

Após a sua formação em medicina, decidiu estudar crianças deficientes e chegou à conclusão de que o problema destas crianças mais do que clinico era pedagógico e em 1898 defendeu o fato num congresso pedagógico em Turim.

 Montessori formou-se também em pedagogia, antropologia e psicologia e pôs as suas ideias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma. Depois dessa, outras foram fundadas  em diversos lugares da Itália. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1922 o governo nomeou-a inspetora-geral das escolas da Itália. 

Porém, Com a ascensão do regime fascista Maria Montessori abandona o país em 1934, continuando o seu trabalho em Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda.

Atualmente, os livros de Maria Montessori estão traduzidos em diversas línguas, entre as quais o chinês e o árabe. Existem escolas Montessori em todo o mundo, o método é difundido cada vez mais, embora com todas as modificações que os progressos recentes da pedagogia apresentam aconselháveis.

 Se gostou partilhe 
 Obrigado! 


0 comentários: